Porque bocejamos? Apresentamos as causas dos bocejos constantes

   Jul 4, 2022     Sono    0 Comentários

Porque bocejamos? Apresentamos as causas dos bocejos constantes

Sabia que, em média, bocejamos 5 a 10 vezes por dia? Muitos acreditam que bocejar é um sinal de tédio, por isso, em muitas situações, é considerado socialmente inaceitável.

Alguma vez esteve numa reunião importante e sentiu o impulso de bocejar? Se bocejasse, os presentes talvez o tivessem encarado como sinal de desrespeito - quando o ato de bocejar é algo perfeitamente normal, que se observa não só nos seres humanos, mas também em vários animais.

Curiosamente, embora hoje saibamos muito sobre os fenómenos associados ao sono, ainda não há nenhum estudo conclusivo sobre o ato de bocejar. Assim, neste artigo, vamos procurar perceber quais os prováveis motivos dos bocejos.

Causas dos bocejos

Uma das teorias mais populares por trás do ato de bocejar é a de que ajuda a regular a temperatura corporal.

Bocejar pode ajudar o processo pelo qual o cérebro regula a sua própria temperatura. Durante um bocejo, ocorre uma respiração profunda de ar fresco, que pode ajudar a reoxigenar o sangue enviado para o cérebro. Também ocorre a contração dos músculos faciais, aumentando o fluxo de sangue para o rosto, o que permite que o calor se dissipe mais facilmente. Por fim, também é frequente que algumas pessoas lacrimejem quando bocejam, o que proporciona outra via para a dissipação de calor.

Num estudo recente, os investigadores colocaram um saco quente ou um saco de gelo na testa dos participantes enquanto estes viam vídeos de pessoas a bocejar. Os que tinham um saco quente bocejaram mais em resposta aos vídeos, enquanto os que tinham o saco de gelo bocejavam menos.

Num outro estudo, os investigadores pediram aos participantes para registarem quantas vezes bocejaram durante o Inverno e durante o Verão. Os resultados demonstraram que os participantes eram significativamente mais propensos a relatar bocejos durante os meses mais quentes do Verão, o que dá força à teoria da termorregulação.

Uma outra teoria, bastante aceite, sugere que o bocejo pode ajudar a manter o cérebro acordado durante atividades aborrecidas ou passivas. O ao de bocejar força os músculos do rosto e do pescoço a moverem-se. Este movimento pode estimular um aumento do ritmo cardíaco e a libertação de hormonas que despertam o corpo. Os bocejos podem também influenciar diretamente a atividade cerebral ao provocar movimentos dos fluidos cerebrais.

Por fim, há também a teoria de que os bocejos são uma resposta natural à mudança de pressão dos ouvidos. Se já esteve num avião, provavelmente sentiu uma pressão desconfortável nos ouvidos devido à mudança de altitude. Embora não seja o objetivo principal do bocejo, bocejar pode aliviar esta acumulação de pressão.

Causas de bocejos constantes

Uma das causas mais comuns de bocejos constantes é a sonolência ou o tédio. Os bocejos constantes são frequentemente causados pela falta de sono, o que pode levar à falta de energia e sonolência excessiva. Bocejos e sonolência excessiva podem ser um sintoma de outras perturbações do sono, tais como narcolepsia e apneia do sono.

Em certos casos, é possível a ocorrência de bocejos frequentes como efeito secundário de medicação. Vários estudos demonstraram que alterações na medicação podem causar bocejos excessivos, nomeadamente como efeito secundário de medicamentos usados para tratar a depressão e distúrbios de ansiedade.

Por fim, uma outra causa possível, se bem que menos frequente, são os distúrbios neurológicos. Muitas perturbações neurológicas podem aumentar a frequência de bocejos. Pessoas que sofrem de enxaquecas, esclerose múltipla, epilepsia, AVC e traumatismo craniano podem sentir um alívio temporário dos seus sintomas quando bocejam.

Conclusão

Embora possa nem sempre ser socialmente aceite, bocejar é algo perfeitamente natural. Ainda não se conhecem definitivamente as causas dos bocejos, mas provavelmente terão uma função relevante na regulação do organismo.

Uma das causas mais frequentes de bocejos constantes é a falta de noites bem dormidas - o que pode ser provocado por um ambiente de sono desconfortável. Para garantir que tem uma noite descansada, descubra a nossa gama de colchões de alta qualidade, que lhe vão proporcionar uma excelente noite de descanso.

Visite a nossa loja física ou consulte a nossa loja online de colchões!

Share This Post :

Comentários


Faça Login para comentar