Como limpar o colchão? Descubra 7 dicas essenciais

   Jun 22, 2022     Colchões    0 Comentários

Como limpar o colchão? Descubra 7 dicas essenciais

Uma vez que passamos cerca de um terço das nossas vidas na cama, é importante saber como manter o colchão limpo e de boa saúde. Com o tempo, os colchões podem acumular uma variedade de detritos indesejados, incluindo pele morta, pó e sujidade.

Um colchão sujo pode até resultar em complicações de saúde e reações indesejadas, especialmente se tiver alergias ou asma. E, claro, ninguém se sente bem a dormir num colchão que esteja manchado ou com um odor desagradável.

Neste artigo, vamos apresentar 7 dicas a ter em conta para limpar corretamente o seu colchão e aumentar o seu tempo de vida útil.

1. Escolher o material adequado

Em primeiro lugar, terá de reunir os materiais necessários para limpar o seu colchão. A maioria dos materiais abaixo são artigos que pode encontrar em sua casa.

Vai precisar de:

  • Pulverizador

  • Bicarbonato de sódio

  • Água oxigenada

  • Panos de microfibra

  • Aspirador

Conseguiu encontrar tudo? Ótimo - então pode avançar para os passos seguintes.

2. Saber o que não fazer

É importante ter cuidado no que toca a utilizar sabões e produtos de limpeza no seu colchão. Não use nenhum detergente forte, que possa danificar o tecido delicado do seu colchão. Tenha também em mente que é difícil remover completamente os detergentes aplicados sobre um colchão.

Evite limpar o seu colchão com produtos comerciais que tenham fragrâncias muito acentuadas ou odores químicos, uma vez que estes se tornarão muito pronunciados quando estiver deitado na cama e podem também agravar as alergias e a asma.

Não utilize um champô para alcatifas nem máquinas de limpeza a vapor para limpar o seu colchão. Estas máquinas não extraem toda a humidade e o excesso de líquido pode levar ao aparecimento de bolor e mofo.

Finalmente, lembre-se de nunca aplicar líquidos diretamente sobre o colchão. Os colchões não são feitos para lidarem com líquidos, o que significa que, quando ficam molhados, podem criar bolores. Isto é especialmente importante nos colchões viscoelásticos, que se comportam como esponjas gigantes.

3. Lavar a roupa de cama

Embora possa parecer óbvio, é importante que, antes de limpar o colchão, não se esqueça de limpar e lavar a roupa de cama.

Lave a roupa de cama como o faz habitualmente, tendo o cuidado de verificar a etiqueta das almofadas para ver se são laváveis à máquina. O ideal será lavar a roupa de cama em água quente para se livrar dos ácaros, mas é importante seguir as instruções recomendadas para evitar possíveis encolhimentos ou desbotamentos. Regra geral, recomenda-se a lavagem semanal dos lençóis para ajudar a manter o seu colchão limpo.

4. Remover odores do colchão

Com o passar do tempo, um colchão vai absorvendo líquidos que podem originar mau odor, como o caso do suor.

Uma dica simples para remover estes maus odores é adicionar uma camada superficial de bicarbonato de sódio, que ajuda a absorver a humidade e a neutralizar o odor. 

Aplique uma camada fina sobre toda a superfície do colchão e esfregue suavemente para ajudar o bicarbonato a aderir ao colchão. Depois, deixe-o atuar sobre colchão durante várias horas ou até mesmo durante a noite. Se possível, abra as janelas do seu quarto para o manter arejado.

5. Aspirar resíduos sólidos

Com o tempo, os colchões podem acumular alergénios como pele morta, sujidade e pó. Para se livrar de todas estas partículas, comece por colocar o acessório de limpeza de estofos no seu aspirador.

Certifique-se também de que o seu aspirador está limpo - só assim se garante o maior poder de sucção necessário para aspirar as partículas depositadas a maior profundidade no colchão.

Comece pela parte superior do colchão e aspire lentamente toda a superfície do colchão, certificando-se de que consegue chegar a todas as fendas, lados e costuras.

6. Remover nódoas

Para remover sangue, suor, urina e outras manchas biológicas, a melhor opção é tipicamente um detergente enzimático. No entanto, é possível eliminar quase todas as manchas de colchão usando ingredientes caseiros.

Se o seu colchão estiver amarelado por manchas de suor, ou se sentir que está sujo, pulverize a área amarelada com água oxigenada 3% até o colchão ficar húmido mas não encharcado. À medida que a água oxigenada seca, a mancha desvanece-se. Repita conforme o necessário.

Normalmente, é possível remover manchas de sangue do colchão e de outros tecidos, desde que estas não tenham ficado marcadas com o calor. Misture 60 mililitros de água oxigenada, 1 colher de sopa de sabonete líquido e 1 colher de sopa de sal. Espalhe a mistura sobre a mancha de sangue, espere 10 minutos e depois raspe a nódoa com uma colher. Em seguida, use um pano limpo humedecido com água oxigenada para remover os resíduos. Deixe secar - a mancha desvanece-se à medida que a água oxigenada seca. Se, no final, ainda notar uma tonalidade castanha, pulverize com água oxigenada para remover a nódoa.

7. Não esquecer o outro lado!

Se seguiu todos os passos, pode parecer que está tudo feito - mas falta o outro lado do colchão. A parte inferior do seu colchão provavelmente não terá quaisquer manchas visíveis, mas poderá ter algumas poeiras e humidades.

Depois de virar o colchão, basta repetir os passos anteriores - aplicar bicarbonato de sódio, aspirar e remover eventuais manchas - e terá um colchão perfeitamente limpo.

Conclusão

Um colchão de qualidade é um investimento significativo, pelo que é importante mantê-lo em bom estado. Assim, é importante que saiba como deve limpar o colchão, de modo a maximizar o seu tempo de vida útil.

Embora seja importante fazer uma manutenção mensal do seu colchão, poderá ainda usar um resguardo ou protetor de colchão, para evitar problemas com derrame de líquidos e sujidade, o que torna o processo de limpeza muito mais simples.

Por fim, não se esqueça da importância de escolher um bom colchão. Na Academia do Sono, temos a mais completa seleção de colchões de alta qualidade, que lhe vão proporcionar uma excelente noite de descanso. Visite a nossa loja física ou consulte a nossa loja online de colchões!

Share This Post :

Comentários


Faça Login para comentar