Como escolher o colchão ideal: Guia Prático

   Nov 3, 2022    0 Comentários

 Como escolher o colchão ideal: Guia Prático

São sabidos os benefícios e a importância de uma noite de sono bem dormida. Por isso, escolher um colchão é, por norma, uma tarefa que requer algum cuidado e aconselhamento. Se está à procura de um novo colchão, existem alguns fatores que deve considerar antes de fazer a sua escolha.

Escolher um colchão é, sobretudo, uma experiência pessoal e que deve ser feita caso a caso. Deve ter por base o peso e altura da pessoa que o vai usar, as suas posições preferidas para dormir, os eventuais problemas de coluna ou dor nas costas mas, acima de tudo, as suas preferências pessoais.

Tendo em conta que a vida útil de um colchão pode chegar aos 10 anos, é crucial que tome uma boa decisão, certo? Hoje reunimos para si algumas dicas que o vão ajudar a encontrar o colchão certo.


COMO ESCOLHER O COLCHÃO IDEAL?

Tipo de Material

Antes de fazer qualquer tipo de escolha, é importante que verifique o material do colchão, que pode influenciar a sua posição e conforto durante o sono. Com tantos tipos de colchões, pode ser realmente desafiante encontrar o melhor para si, mas tentamos descomplicar:

  • Colchão de molas: Apresenta elevada durabilidade e com maior circulação de ar, pelo que mantém temperaturas mais baixas durante o tempo de descanso. Existem dois sistemas de molas: bicónicas ou ensacadas. As primeiras, permitem definir zonas ergonómicas; já as segundas não permitem a transmissão de movimentos entre molas, pelo que são muito confortáveis sobretudo se dormir com alguém que se mexe muito.

  • Colchão de espuma: Adapta-se facilmente a qualquer tipo de corpo e formas de dormir. No entanto, é um tipo de colchão que retém mais o calor. Também permite o isolamento dos movimentos.

  • Colchão de látex: Proporciona conforto e arrefecimento durante o sono e  oferece uma boa elasticidade, com rápida capacidade de adaptação aos movimentos do corpo. É indicado para pessoas que sofrem de asma ou problemas respiratórios - conjugado com uma capa antiácaros.

  • Colchão viscoelástico: Adapta-se aos contornos do corpo, comprimindo devido à pressão e calor corporal. Existe com molas e sem molas. É uma boa opção para quem não quer comprar um colchão ortopédico, mas um que apresente algumas características semelhantes.


Tamanho e Altura do Colchão

As medidas dos colchões estão praticamente estandardizadas, pelo que deverá ser fácil encontrar as medidas certas para a sua cama. Porém, se vai comprar o conjunto completo, saiba que o tamanho é fundamental. Para um sono de qualidade, o colchão deverá ter um comprimento e largura de 20 a 30 centímetros a mais do que a estrutura do corpo.

  • Colchão de solteiro: Indicado para uma pessoa. Medidas: de 80 x 190 cm a 95 x 200 cm.

  • Colchão de corpo e meio: Projetado para garantir mais espaço para uma única pessoa. Medidas: de 120 x 190 cm a 135 x 200 cm.

  • Colchão de casal: Ideal para duas pessoas. Medidas: de 140 x 190 cm a 170 x 200 cm.

  • Colchão King-Size: Projetado para garantir mais espaço para duas pessoas. Medidas: 180 x 200 cm.

Tenha também atenção à espessura: um colchão muito fino não tem estrutura para garantir um sono tranquilo sem causar dores musculares, na cervical e nas articulações. Idealmente, os colchões com alturas entre os 23 e os 30 centímetros são os melhores.


Densidade do colchão

A densidade do colchão pode ser condicionada pela posição em que dorme. Sendo que a maioria das pessoas muda de posição ao dormir, deve considerar um colchão de densidade média. 

  • Se dorme de barriga para cima, um dos aspetos mais importantes é a firmeza e o suporte, para não lhe dar a sensação de estar a afundar. Opte por um colchão que alivie a pressão, mas com estabilidade.

  • Se dorme de lado, opte por um colchão de menor densidade, mas que ofereça uma distribuição igual da pressão.

  • Se dorme de barriga para baixo, é crucial que encontre um colchão que proporcione igual distribuição do peso ao longo do corpo.


Outras questões

Alguns colchões já possuem tecnologia antiácaros e hipoalergênicos. Esta pode ser uma opção a considerar, sobretudo se sofre de asma ou outros problemas respiratórios. Ainda assim, deve protegê-lo com uma capa antiácaros. 

Para além disso, garanta sempre que o colchão se adapta ao estrado onde se vai apoiar, já que é um fator fundamental para garantir a qualidade do sono.


Dormir é essencial para a saúde. Ter uma cama confortável é um fator crucial para melhorar a qualidade do sono. Por isso, se ainda ficou com dúvidas sobre qual o colchão adequado para si, entre em contacto conosco para um melhor aconselhamento. Pode também explorar a nossa seleção de almofadas, que com certeza farão a diferença nas suas horas de sono!


Visite a nossa loja física ou explore a nossa loja online de colchões.

Share This Post :

Comentários


Faça Login para comentar