A mudança da hora tem efeitos no nosso sono? Tire as dúvidas!

   Oct 10, 2022    0 Comentários

A mudança da hora tem efeitos no nosso sono? Tire as dúvidas!

Com as despedidas de verão feitas, aproxima-se o dia de acertar os relógios. É já no final deste mês que recebemos o famoso - e por vezes indesejado - horário de inverno (ou horário padrão). Isto significa que, no dia 30 de outubro de 2022, quando os relógios marcarem 2h, devem ser atrasados uma hora e voltar a marcar 1h. 

“Muda a hora, muda o sono” - mas será que é mesmo assim? Todos os anos, o ajuste de horário levanta controvérsias sobre os efeitos que poderá ter no corpo humano. Alterações de humor? Implicações cognitivas? Destabilização dos hábitos de sono? Neste artigo vai poder descobrir tudo. Acompanhe!


POR QUE RAZÃO SE MUDA A HORA?

Sempre com o propósito de reduzir o consumo global de energia, a mudança da hora foi um conceito que começou a ser pensado já no século XVIII. Em Portugal, o horário de verão foi instaurado permanentemente em 1997 e, até hoje, os relógios são acertados duas vezes por ano.

Em março, entramos no horário de verão e os relógios adiantam 1h. Em outubro, com o fim do verão e o início do horário de inverno, os relógios devem ser atrasados 1h. Estes ajustes permitem fazer coincidir o início da jornada laboral com as horas de luz e, dessa forma, reduzir o consumo de energia.


A MUDANÇA DA HORA TEM OU NÃO EFEITOS NO SONO?

“O que acontece com o nosso corpo quando mudamos a hora?” - Esta é uma pergunta que divide especialistas em todo o mundo. Inclusive, em muitos países já não se usa a mudança de hora e em Portugal essa é uma questão que já esteve em cima da mesa.

No entanto, é mais ou menos consensual que a entrada no horário de inverno traz muito poucas consequências negativas para o horário de sono e para o corpo humano. Aquilo que acontece é que temos mais uma hora de sono para descansar nessa madrugada…e dormir mais, em princípio, não fará mal nem afetará a saúde. A existirem implicações, será na entrada do horário de verão, já que é “roubada” 1 hora ao tempo de sono, e afetarão, sobretudo, pessoas vulneráveis em relação ao sono, pessoas imunodeprimidas ou pessoas mais velhas.

Por isso, a mudança horária não acarreta, normalmente, nenhum problema para a saúde e para os hábitos de sono. Os problemas podem vir depois, com a redução das horas de luz durante o dia. 


COMO PREPARAR A MUDANÇA DA HORA?

Ainda que a alteração seja mínima, há sempre uma pequena alteração no padrão de sono que deve ser reposta com a mudança da hora. Apesar de ter uma hora a mais nessa madrugada, não deve desleixar a sua rotina e condicionar o seu sono. Pelo contrário, aproveite para descansar e repor energia.

Para isso, prepare o seu sono e evite grandes agitações no período antes de ir para a cama. Jante com calma e beba muita água, evitando alimentos muito pesados. Prepare um ambiente confortável e acolhedor e adote uma posição correta para dormir. Relaxe e limpe a mente, afastando preocupações e problemas.

 

O horário de inverno traz dias mais curtos e noites mais longas. É normal que uma grande percentagem de pessoas sinta que adormece de noite e acorda de noite. Ainda assim, dormir as horas necessárias é crucial para que o corpo se recupere do dia que passou, preparando-se para o dia seguinte. Consulte o nosso Guia de Sono por Idade e confira se anda a dormir o suficiente! 

 

Dormir é essencial para a saúde. Ter uma cama confortável é um fator crucial para melhorar a qualidade do sono. Por isso, aproveite a hora extra para dormir com a nossa gama de colchões de qualidade. Pode também explorar a nossa seleção de almofadas, que com certeza farão a diferença nas suas horas de sono!

 

Visite a nossa loja física ou explore a nossa loja online de colchões. Entre em contacto conosco para um melhor aconselhamento.

Share This Post :

Comentários


Faça Login para comentar