Como ter sonhos lúcidos de forma segura?

   Apr 16, 2022     Sono    0 Comentários

Como ter sonhos lúcidos de forma segura?

Os sonhos são, ainda hoje, um dos fenómenos mais incompreendidos da psicologia humana. Se há quem adore ter sonhos todas as noites, há também quem prefira ter uma noite de descanso simples.

Neste artigo, vamos explorar os sonhos lúcidos, um tipo de sonho que tem ganho popularidade nos últimos anos.

O que é um sonho lúcido?

Um sonho lúcido acontece quando se está consciente durante um sonho. Isto ocorre tipicamente durante o sono de movimento rápido dos olhos (REM), a fase mais profunda do sono, em que o corpo se imobiliza mas o cérebro está num pico de atividade. Estima-se que entre 51% a 82% das pessoas tenham um sonho lúcido pelo menos uma vez durante a vida.

Durante um sonho lúcido, está ciente da sua consciência. Muitas vezes, os sonhos lúcidos também lhe permitem controlar o que acontece no seu sonho. Em alguns casos, as pessoas que experienciam sonhos lúcidos podem utilizar certas técnicas para influenciar o seu cérebro a sonhar com um determinado problema ou ideia.

A experiência em si de um sonho lúcido não é consensual. Algumas pessoas relatam que os sonhos lúcidos parecem muito vívidos e reais, enquanto outras dizem que são bastante confusos. Outros dizem que estes sonhos são sempre diferentes.

Há vários relatos de pessoas que usam os sonhos lúcidos para melhoria pessoal, nomeadamente para melhorar a sua auto-confiança. Como estas pessoas estão conscientes de que estão a sonhar, sentem-se mais confortáveis para para praticar interações sociais e testar as consequências de diferentes abordagens. Depois de o praticarem num sonho lúcido, podem sentir-se mais confiantes para tentarem essas mesmas técnicas no mundo real.

Os sonhos lúcidos são perigosos?

Ter um sonho lúcido é geralmente considerado seguro para pessoas mentalmente estáveis, mas é importante considerar alguns dos potenciais riscos.

Uma vez que ocorrem durante o ciclo REM, os sonhos lúcidos podem, em certos casos, resultar num episódio de paralisia do sono. Estes episódios são bastante assustadores, uma vez que podem envolver alucinações e um estado de pânico.

Um dos maiores benefícios dos sonhos lúcidos também pode ser uma das piores desvantagens: o realismo das sensações. Um sonho lúcido permite um elevado realismo de estímulos eufóricos de visão, movimento, felicidade e prazer - mas isso significa que o medo, a tristeza e a dor também se tornam muito reais nestes sonhos.

Finalmente, embora a investigação sobre o tema seja inconclusiva, os sonhos lúcidos podem ser potencialmente perturbadores para o sono. Como estão associados a níveis mais elevados de actividade cerebral, tem sido sugerido que estes sonhos podem diminuir a qualidade do sono. Além disso, as pessoas com narcolepsia - um distúrbio do sono caracterizado por sonolência diurna excessiva e ataques de sono - são mais propensas a experenciar sonhos lúcidos frequentes.

De um modo geral, embora estes cenários sejam uma possibilidade real, são todos ocorrências improváveis para pessoas que se encontrem de boa saúde mental e que tomem as devidas precauções.

Como induzir um sonho lúcido de forma segura?

O primeiro passo para induzir um sonho lúcido é tornar o seu quarto confortável e propenso a sonhar. Para estimular os sonhos, é necessário garantir um sono repousante, para tirar o máximo partido da fase REM.

Mantenha o seu quarto o mais escuro, fresco e calmo possível. Use cortinas ou uma venda de olhos para bloquear qualquer luz ambiente. Garanta que tem um colchão confortável e uma boa almofada. Veja também as nossas dicas sobre como adormecer mais rapidamente.

Manter um diário dos sonhos é também uma óptima forma de estimular uma rotina de sonhos lúcidos. Quando acordar, escreva tudo o que se lembra sobre os seus sonhos. Depois, reveja este diário regularmente e procure padrões, para que possa começar a reconhecer os sinais de que está a sonhar. Se certos temas ou pessoas aparecem em muitos sonhos, isto poderá ajudá-lo a reconhecer que está a sonhar.

Quando pretender induzir um sonho lúcido, pode seguir a técnica MILD (Mnemonic Induction to Lucid Dreaming). Todas as noites, ao adormecer, repita a mesma frase para si próprio. Algo como "vou saber que estou a sonhar". Continue a repeti-la até adormecer, pois isto encoraja o seu cérebro a estar atento quando começa a sonhar, aumentando as suas hipóteses de ter um sonho lúcido.

A seguir, também pode usar a técnica WILD (Wake Induced Lucid Dreaming). Quando o seu alarme tocar, mantenha os olhos fechados. O seu objectivo é voltar a adormecer o mais rápido possível, por isso não escreva nada no seu diário de sonhos. Ao deitar-se na cama com os olhos fechados, mantenha a sua mente concentrada e consciente, a fim de aumentar as suas hipóteses de atingir um sonho lúcido.

Após um período de tentativa e erro, poderá finalmente experienciar um sonho lúcido. Para prolongar o seu sonho, pode seguir algumas técnicas como tentar cair para trás no seu sonho, girar, esfregar as mãos e tentar convencer-se de que ainda está no sonho.

Conclusão

Ter um sonho lúcido pode ser uma experiência sem igual. Seja para experimentar apenas uma vez ou para tentar usar os sonhos lúcidos para melhoria pessoal, é importante que o faça com as devidas precauções.


Um dos principais fatores para estimular um sonho lúcido é ter um colchão confortável, bem como uma boa almofada. Na Academia do Sono, temos uma ampla seleção de colchões e almofadas dos melhores fabricantes no mercado, com total garantia de conforto. Visite a nossa loja física em Lisboa ou consulte a nossa loja online de colchões!

Share This Post :

Comentários


Faça Login para comentar