O que é a paralisia do sono e como pode prevenir?

   Feb 23, 2022     Sono    0 Comentários

O que é a paralisia do sono e como pode prevenir?

Acabou de acordar e apercebe-se de que não consegue mover o corpo. Pode parecer algo saído de um filme de terror, mas trata-se de um fenómeno real. Esta incapacidade de mover o corpo após acordar ou adormecer afeta uma em cada doze pessoas e é conhecido por “paralisia do sono”.

Neste artigo, vamos explorar com detalhe o que é a paralisia do sono, quais as suas causas e sintomas associados, bem como quais os modos de preveni-la.

Quais são as causas da paralisia do sono?

Atualmente, não se conhece uma causa definitiva que leva à paralisia do sono. No entanto, este fenómeno ocorre quando o corpo se encontra em modo de dormir enquanto o cérebro está ativo.

Um dos pontos principais associados à paralisia do sono é o chamado ciclo do sono REM, que dura aproximadamente 90 minutos. Durante o sono REM, o cérebro fica altamente ativo, o que resulta nos sonhos e num movimento muito rápido dos olhos fechados. Ao mesmo tempo, os músculos permanecem num estado de paralisia chamado atonia, durante o qual todos os movimentos param, exceto os movimentos involuntários, como a respiração.

De um ponto de vista biológico, a atonia tem um papel importante. Ao prevenir os movimentos voluntários do corpo, impede movimentos durante os sonhos que potencialmente poderiam colocá-lo em perigo. Numa situação normal, atonia e sono REM estão perfeitamente sincronizados. No entanto, quando isto não acontece, ocorrem os distúrbios do sono como a fala, movimentos e paralisia do sono.

Quais são os sintomas da paralisia do sono?

O sintoma fundamental da paralisia do sono é a atonia ou a incapacidade de mover o corpo. Ocorre logo após adormecer ou acordar e, durante um episódio, a pessoa afetada está ciente de que está acordada mas sem qualquer controlo muscular.

Frequentemente (em cerca de 75% dos casos), a paralisia do sono é também acompanhada por alucinações, um fenómeno distinto de um sonho normal. As alucinações mais frequentes envolvem a sensação de que um intruso perigoso se encontra no quarto, a sensação de pressão no peito e de asfixia, e sensações extracorporais.

Todas estas alucinações perturbadoras, juntamente com a sensação angustiante da paralisia corporal, levam a uma reação de pânico e medo, que tornam a paralisia do sono num dos distúrbios do sono mais indesejados. Estima-se que 90% dos episódios de alucinações associadas à paralisia do sono são negativos, sendo que os restantes 10% referem-se a alucinações neutras ou mesmo agradáveis.

Quanto à duração destes episódios, esta tipicamente varia entre alguns segundos a cerca de 20 minutos, sendo que a duração média é de cerca de 6 minutos. Felizmente, a paralisia do sono termina caso alguém acorde a pessoa afetada - mas, na grande maioria dos casos, os episódios terminam sozinhos.

Como prevenir a paralisia do sono?

Se já experienciou ou tem receio de um dia experienciar este distúrbio do sono, surge uma pergunta: o que fazer para prevenir a paralisia do sono?

No caso de já ter tido um ou mais episódios de paralisia do sono, deverá consultar o seu médico para que sejam identificados os problemas subjacentes a esta condição. Embora se saiba ainda pouco sobre a ciência por trás deste distúrbio, um profissional de saúde saberá diagnosticar e endereçar do melhor modo este problema, cujas causas podem variar muito de pessoa para pessoa.

De um modo mais geral, numa ótica de prevenir este tipo de episódios, devem seguir-se as seguintes recomendações:

  • Definir e seguir uma rotina consistente do sono (como descrevemos neste artigo).

  • Criar um ambiente de sono confortável, privilegiando o silêncio e garantindo um colchão confortável e uma almofada adequada à posição de dormir.

  • Reduzir o tempo passado à frente de ecrãs (telemóvel, computador, televisão) antes de ir dormir.

  • Criando rotinas saudáveis durante o dia, como praticar exercício físico e ter contacto com o exterior.

Finalmente, como o cérebro está ativo durante estes episódios, é possível enfrentar a paralisia do sono racionalmente. O facto de compreendermos o que está a acontecer e de sabermos que é um fenómeno temporário e propício a alucinações pode ser crucial para evitar o pânico e o medo.

Conclusão

Embora o corpo humano esteja otimizado para garantir uma noite de sono descansada e livre do perigo, por vezes ocorrem perturbações do sono como a paralisia do sono.

Apesar de ser um fenómeno totalmente natural (embora raro), é importante procurar reduzir a probabilidade de sermos afetados por esta experiência desagradável.

Como vimos neste artigo, garantir um ambiente de sono confortável pode ter um papel essencial para minimizar a paralisia do sono. Na Academia do Sono, temos uma ampla seleção de colchões confortáveis e almofadas para todos os gostos, para garantir noites bem dormidas. Visite a nossa loja física em Lisboa ou consulte a nossa loja online de colchões!

Share This Post :

Comentários


Faça Login para comentar