Quais as horas de sono indicadas por idade?

   Sep 1, 2022    0 Comentários

 Quais as horas de sono indicadas por idade?

Sabia que passamos um terço da nossa vida a dormir? Pois é! Se este facto o convenceu quanto à importância do sono, deve estar a perguntar-se sobre quantas horas deve dormir por dia…certo?


Noites de sono mal dormidas….zzzzzzzzz são algo por que todos já passamos e é normal que aconteça de forma esporádica. Contudo, quando não dormimos bem de forma regular, as consequências para a nossa saúde podem agravar-se, pelo que é aconselhável que consulte o seu médico.


MAS QUAL É, AFINAL, A REAL IMPORTÂNCIA DO SONO NAS NOSSAS VIDAS?


Mais do que descansar, dormir permite que todo o corpo se recupere do dia que passou, preparando-se para o dia seguinte. Nada de novo, certo?
Para além disso, é uma força de o cérebro consolidar aprendizagens e memórias e de melhorar o raciocínio e a criatividade. Os bons hábitos de sono são, por isso, cruciais para o bem-estar, humor, concentração e produtividade, mas também para as relações familiares, profissionais e sociais. 

Por isso, todas estas capacidades são postas em causa com uma noite de sono mal dormida. Não dormir o suficiente tem ainda consequências a nível físico que se estendem para lá do cansaço: diabetes, hipertensão arterial, AVC e enfraquecimento do sistema imunitário são apenas algumas das doenças que podem resultar da falta das ambicionadas noites bem dormidas.



QUANTAS HORAS DEVEMOS DORMIR POR DIA?


É mesmo verdade, a quantidade certa de repouso que o corpo precisa pode variar conforme a faixa etária e características pessoais. Ainda assim, de forma geral, as horas de sono necessárias vão diminuindo conforme crescemos, pelo que uma criança precisará sempre de mais descanso do que um adulto.

Confira quais são, então, as indicações dos especialistas sobre quantas horas de sono são aconselháveis:


IDADE

HORAS DE SONO RECOMENDADAS

Recém-nascido até aos 3 meses

15 a 17 horas por dia

Bebé dos 3 aos 12 meses

14 a 15 horas por dia

Crianças entre os 1 e os 3 anos

12 a 14 horas por dia

Crianças entre os 3 e os 5 anos

11 a 13 horas por dia

Crianças entre os 5 e os 12 anos

10 a 11 horas por dia

Crianças entre os 12 e os 18 anos

8 a 10 horas por dia

Adultos e Idosos

7 a 8 horas por dia



Ainda que esta correspondência seja consensual entre os especialistas, é de sublinhar que as necessidades de cada um podem variar. Cada um de nós tem características particulares e, por vezes, é natural que tenhamos necessidade de dormir mais ou menos. O mais importante é tentar ter um horário de sono estável e sem grandes oscilações no número de horas de sono, evitando compensar em demasia - isto é, dormir mais nuns dias para recuperar o sono perdido nos restantes.


COMO SABER SE ANDO A DORMIR O SUFICIENTE?


As recomendações do número de horas que deve dormir são isso mesmo: recomendações. Por isso, não devem ser seguidas de forma autoritária, até porque há quem se sinta bem dormindo mais ou menos do que o tempo recomendado. O importante é respeitar as próprias necessidades.

Como essa variação é natural, é importante que avalie a sua rotina e perceba se tem dormido o suficiente para os dias que enfrenta. Faça-se as seguintes perguntas:

1. Tenho-me sentido cansado ou a precisar de mais horas de sono?
2. Preciso de cafeína para me manter ativo durante o dia?
3. Tenho tido dificuldades em concentrar-me ou em estar bem-disposto?


COMO MELHORAR A QUALIDADE DO SONO?


Ter um horário certo para dormir é uma das melhores estratégias para adquirir bons hábitos de sono. Igualmente importante é preparar o sono, ou seja, evitar grandes agitações no período antes de ir para a cama. Procure comer alimentos leves ao jantar, de forma calma e amena, e beba muita água. Adote uma posição correta para dormir, prepare um ambiente confortável e acolhedor e procure relaxar, limpando a mente e afastando preocupações e problemas.


Dormir é essencial para a saúde. Por isso, se tiver insónias ou sentir que não dorme o suficiente, converse com o seu médico para perceber o que pode estar a condicionar a qualidade do seu sono e que medidas tomar. 


Por fim, não se esqueça que um ambiente e uma cama confortável é um fator crucial para melhorar a qualidade do sono. As noites bem dormidas também dependem de colchões de qualidade. Pode também explorar a nossa seleção de almofadas, que com certeza farão a diferença nas suas horas de sono!


Visite as nossas lojas físicas ou explore a nossa loja online de colchões. Entre em contacto conosco para um melhor aconselhamento.

Share This Post :

Comentários


Faça Login para comentar